Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

STF: É devida contribuição previdenciária sobre o terço constitucional de férias

contribuição previdenciária, salário contribuição, terço constitucional, férias, STF, RE 1.072.485, repercussão geral, tributário, tributario,

 

contribuição previdenciária, salário contribuição, terço constitucional, férias, STF,  RE 1.072.485, repercussão geral, tributário, tributario,

Ao julgar o RE 1.072.485, o STF decidiu que é constitucional a incidência de contribuição previdenciária sobre o terço constitucional de férias. O placar foi 9 votos a favor da constitucionalidade e 1 contra. Não votou o ministro Celso de Mello.

Ao julgar o extraordinário, o Ministro Marco Aurélio, relator do recurso, destacou que a referida verba, tem caráter salarial, “ante a habitualidade e o caráter remuneratório da totalidade do que percebido no mês de gozo das férias”.

Vale dizer, o Ministro entendeu que o terço constitucional de férias, tem natureza nremuneratória  e,  portanto,  se insere  no conceito  de  salário-de-contribuição,  tendo em vista que são verbas recebidas, periodicamente,  como  um  complemento à remuneração do trabalhador. O seu caráter é retributivo.

Foi proposta a seguinte tese: “É legítima a incidência de contribuição social sobre o valor satisfeito a título de terço constitucional de férias”.

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também