Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

TRF4 questiona retenção de 10% sobre lucros e dividendos acima de 50.000.

dividendos

A Lei nº 15.270/2025 trouxe uma mudança importante para empresários, sócios e acionistas que recebem lucros e dividendos de empresas. Desde janeiro de 2026, os pagamentos feitos por uma mesma pessoa jurídica a uma mesma pessoa física residente no Brasil que ultrapassem R$ 50 mil no mês estão sujeitos à retenção de 10% de Imposto de Renda na fonte, conforme o artigo 6º-A da Lei nº 9.250/1995.

Mas existe um detalhe fundamental: a retenção de 10% incide sobre o valor total do pagamento mensal, e não apenas sobre a parcela que ultrapassa R$ 50 mil.

Na prática, isso significa que, se uma empresa distribuir R$ 60 mil em lucros ou dividendos a um sócio em determinado mês, a regra prevê a retenção de R$ 6 mil, correspondentes a 10% do valor total. O sócio receberá R$ 54 mil, descontado o imposto retido. Se a distribuição de R$ 80 mil, a retenção será de os e dividendos R$ 8 mil. Já um pagamento de exatamente R$ 50 mil não ultrapassa o limite que aciona essa regra específica de retenção.

A retenção na fonte é o desconto realizado antes de o dinheiro chegar ao beneficiário. Isso, porém, não significa necessariamente que os 10% retidos serão o imposto definitivo devido pelo contribuinte. E é justamente nesse ponto que começa a discussão jurídica.

A mesma Lei nº 15.270/2025 que instituiu a retenção mensal também criou uma tributação mínima anual para pessoas físicas de altas rendas, disciplinada pelo artigo 16-A da Lei nº 9.250/1995.

Em linhas gerais, a tributação mínima anual começa a incidir sobre rendimentos superiores a R$ 600 mil por ano. Entre R$ 600 mil e R$ 1,2 milhão anuais, a alíquota aumenta gradualmente, de 0% até 10%, conforme a fórmula prevista na legislação. A partir de R$ 1,2 milhão, alcança-se a alíquota máxima de 10%, observadas as regras legais aplicáveis. Isso significa que a lei prevê duas etapas diferentes: primeiro, a retenção mensal do imposto; depois, a apuração anual para verificar quanto é efetivamente devido e se há valores a pagar ou a restituir.

O problema é que a retenção mensal está fixada em 10%, enquanto a tributação mínima anual pode resultar em uma alíquota menor.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que receba R$ 60 mil mensais em lucros e dividendos e mantenha esse mesmo rendimento durante todo o ano.

Nesse caso, a renda anual projetada será de R$ 720 mil. Pela fórmula prevista para a tributação mínima anual, esse patamar corresponde a uma alíquota de 2%, e não de 10%.

Assim, embora a empresa possa ser obrigada a reter R$ 6 mil por mês, o cálculo anual projetado indica uma alíquota inferior àquela utilizada na retenção.

É importante observar que esse exemplo considera rendimentos mensais constantes e serve para ilustrar a diferença entre a antecipação e a tributação anual. O imposto efetivamente devido depende da apuração realizada de acordo com as regras legais, dos rendimentos computáveis e dos demais elementos aplicáveis ao caso.

A pergunta que surge é simples: se o próprio sistema legal prevê uma tributação anual progressiva, por que exigir antecipadamente a alíquota máxima de 10% de quem, ao final do ano, poderá estar sujeito a um percentual menor?

Foi essa questão que chegou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

No Agravo de Instrumento nº 5026333-41.2026.4.04.0000/RS, uma empresa e seu sócio recorreram contra uma decisão que havia negado uma liminar em mandado de segurança.

Os contribuintes pretendiam afastar a exigência de retenção de 10% sobre os lucros e dividendos distribuídos mensalmente pela empresa ao sócio, quando ultrapassado o limite de R$ 50 mil.

O caso foi analisado pelo Desembargador Federal Leandro Paulsen, que concedeu parcialmente a tutela recursal.

O ponto central da decisão foi o entendimento de que a retenção mensal sobre lucros e dividendos de 10% pode ser excessiva quando a tributação mínima anual, calculada conforme a própria lei, aponta para uma alíquota inferior.

Em termos simples, o magistrado entendeu que não é razoável antecipar o imposto pelo percentual máximo se a renda mensal, projetada para doze meses, indica que o contribuinte poderá estar sujeito a uma tributação menor.

Por isso, determinou que, no caso analisado, os pagamentos mensais de lucros e dividendos entre R$ 50 mil e R$ 100 mil não fossem submetidos a uma retenção superior àquela correspondente à tributação anual projetada para o rendimento.

A decisão não eliminou completamente a retenção na fonte de lucros e dividendos. Em vez disso, determinou que o percentual fosse ajustado à alíquota que corresponderia à tributação anual estimada.

Essa distinção é importante: o Tribunal não afastou toda a nova tributação dos lucros e dividendos, mas considerou indevida, em caráter liminar, a antecipação linear de 10% quando a projeção anual indica uma alíquota menor.

A principal preocupação do desembargador foi a diferença entre o imposto descontado mensalmente e aquele que poderá ser efetivamente devido no encerramento do ano.

Para compreender o raciocínio, basta comparar duas situações.

Na primeira, uma pessoa recebe R$ 60 mil mensais em lucros e dividendos. Se esse valor se repetir durante os doze meses, a renda anual projetada será de R$ 720 mil. Pela fórmula da tributação mínima anual, a alíquota correspondente será de 2%.

Na segunda, uma pessoa recebe R$ 100 mil mensais durante o ano. A renda anual projetada será de R$ 1,2 milhão, correspondente à alíquota máxima de 10% prevista na fórmula.

Portanto, embora ambos os contribuintes ultrapassem o limite mensal de R$ 50 mil, a tributação anual projetada pode ser bastante diferente.

Para o magistrado, essa diferença deveria ser considerada desde a retenção mensal, evitando que o contribuinte tenha de antecipar o percentual máximo quando o cálculo anual indica uma alíquota inferior.

A questão não é simplesmente afirmar que toda retenção de 10% é ilegal. O problema identificado na decisão é exigir esse percentual de forma linear, sem considerar a progressividade prevista para a tributação mínima anual.

A decisão parte da fórmula prevista na legislação para calcular a alíquota da tributação mínima anual:

Alíquota anual (%) = (REND ÷ 60.000) − 10

Nessa fórmula, REND representa o rendimento anual considerado para a aplicação da regra legal, observadas as disposições pertinentes da legislação.

O desembargador entendeu que, para os pagamentos mensais entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, a retenção deveria refletir a alíquota anual correspondente ao rendimento mensal projetado para doze meses.

Para isso, estabeleceu a seguinte fórmula:

Alíquota mensal (%) = (RENDIMENTO MENSAL × 12 ÷ 60.000) − 10

A lógica é projetar o rendimento mensal para um ano inteiro e calcular a alíquota correspondente. A aplicação deve respeitar os limites legais da tributação mínima, inclusive a inexistência de tributação mínima anual até R$ 600 mil de rendimentos considerados para essa finalidade.

Veja alguns exemplos ilustrativos, supondo que o rendimento mensal se mantenha constante durante o ano:

Rendimento mensal Rendimento anual projetado Alíquota anual indicada pela fórmula
R$ 50.000 R$ 600.000 0%
R$ 60.000 R$ 720.000 2%
R$ 75.000 R$ 900.000 5%
R$ 90.000 R$ 1.080.000 8%
R$ 100.000 R$ 1.200.000 10%

A tabela demonstra a ideia central da decisão: a alíquota anual aumenta gradualmente, de 0% a 10%, conforme o rendimento anual projetado.

Por isso, segundo o raciocínio acolhido na liminar, a retenção mensal também deve levar em conta essa progressão, em vez de aplicar automaticamente 10% a todos os pagamentos que ultrapassem R$ 50 mil.

O cálculo definitivo, entretanto, continua sujeito à apuração anual prevista na lei. A projeção mensal não substitui o ajuste anual nem garante, isoladamente, que o imposto final será exatamente igual ao valor antecipado.

Uma possível objeção é a de que não haveria problema, porque o contribuinte poderia receber de volta os valores retidos em excesso na declaração de ajuste anual.

O desembargador, porém, considerou que a restituição futura não elimina o prejuízo causado pela indisponibilidade temporária do dinheiro.

Imagine um empresário que receba R$ 60 mil mensais em lucros e dividendos. Se R$ 6 mil forem retidos a cada mês, esse dinheiro deixará imediatamente de estar disponível para ele.

Durante esse período, o empresário poderá precisar dos recursos para pagar despesas pessoais, quitar compromissos, investir ou manter sua organização financeira.

Se a apuração anual demonstrar que parte do valor retido não era devida, a restituição ocorrerá posteriormente. Até lá, o contribuinte terá ficado privado de utilizar o próprio dinheiro.

É essa perda temporária de disponibilidade financeira que o magistrado considerou relevante.

Na avaliação apresentada na decisão, a retenção excessiva transfere recursos do contribuinte para o Fisco antes de se demonstrar que aquele montante será efetivamente devido. O contribuinte acaba suportando o custo financeiro dessa antecipação.

Por isso, a restituição futura não foi considerada motivo suficiente para afastar o risco de dano.

A decisão também se fundamenta no princípio constitucional da capacidade contributiva, previsto no artigo 145, § 1º, da Constituição Federal.

Em linguagem simples, esse princípio exige que a tributação considere, na medida constitucionalmente adequada, a capacidade econômica de quem paga o imposto.

No caso analisado, o desembargador entendeu que a exigência antecipada de 10% pode comprometer esse princípio quando a própria legislação prevê uma alíquota anual menor para o nível de rendimento considerado.

A discussão não se limita ao valor final do imposto. Ela também envolve o momento em que o dinheiro é retirado do contribuinte e a relação entre o valor exigido antecipadamente e a obrigação tributária projetada.

O magistrado também mencionou o princípio da razoabilidade, pois considerou inadequado exigir a alíquota máxima de retenção de contribuintes cuja renda anual projetada poderia estar sujeita a uma alíquota inferior.

Além disso, fez referência à possibilidade de a antecipação excessiva funcionar como uma espécie de financiamento compulsório da União, ao retirar recursos do contribuinte que poderão ser devolvidos posteriormente.

Esse último argumento foi utilizado para reforçar a plausibilidade jurídica da pretensão. Não significa, contudo, que a decisão liminar tenha declarado definitivamente que a retenção constitui um empréstimo compulsório inconstitucional.

Os contribuintes pediram o afastamento da exigência de retenção de 10%. O Tribunal, entretanto, concedeu apenas parte do pedido.

Em vez de eliminar integralmente a retenção, determinou que, no caso analisado, o Fisco não exigisse da fonte pagadora e do contribuinte, nos pagamentos mensais entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, retenção superior àquela correspondente à tributação anual projetada.

Na prática, a decisão preserva a retenção na fonte, mas limita o percentual antecipado à alíquota que corresponderia à projeção anual do rendimento mensal.

O objetivo é evitar que o contribuinte tenha de antecipar um valor superior àquele que, conforme a fórmula legal, se pode presumir que será devido no ajuste anual.

É importante destacar que se trata de uma decisão liminar, ou seja, uma medida provisória concedida durante o andamento do processo. Ela não representa o julgamento definitivo da controvérsia nem afasta automaticamente a retenção para todos os contribuintes brasileiros.

Seus efeitos devem ser compreendidos nos limites subjetivos e objetivos do processo.

A decisão liminar do TRF4

Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Agravo de Instrumento nº 5026333-41.2026.4.04.0000/RS

Relator: Desembargador Federal Leandro Paulsen

Trecho da fundamentação

“Nesse sentido, a exigência, via retenção, de pagamento antecipado de valores presumidamente indevidos viola a capacidade contributiva (art. 145, § 1º, da CF), princípio invocado pelos agravantes, porquanto retira disponibilidade financeira do contribuinte e a transfere ao Fisco, desde a percepção do rendimento até a restituição futura do excesso como decorrência do ajuste. Com razão os Agravantes, portanto, no sentido da inadmissibilidade da retenção linear de 10%.”

Parte final da decisão

“Ante o exposto, defiro, em parte, a antecipação da tutela recursal para determinar ao Fisco que se abstenha de exigir da fonte pagadora e do contribuinte, quanto aos pagamentos mensais de lucros e dividendos entre R$ 50.000,00 e R$ 100.000,00, retenção superior ao percentual que tal rendimento mensal, quando projetado para doze meses, implicaria na tributação anual, devendo ser realizadas as retenções mediante utilização de alíquota mensal presumidamente equivalente à anual [alíquota mensal % = (RENDIMENTO MENSAL X 12 / 60.000) – 10], sem prejuízo do ajuste anual.”

Em síntese: o TRF4 concedeu parcialmente a liminar para impedir, no caso concreto, a retenção automática de 10% sobre pagamentos mensais entre R$ 50 mil e R$ 100 mil quando a tributação anual projetada indicar uma alíquota menor. A decisão não elimina a nova tributação nem estende automaticamente seus efeitos a todos os contribuintes.

Siga as nossas redes sociais: https://www.instagram.com/tributarionosbastidores/

Leia também : https://tributarionosbastidores.com.br/2026/01/hipotese-em-que-a-tributacao-dos-lucros-distribuidos-e-dividendos-acima-de-50-00000-nao-sofre-incidencia-na-fonte/https://tributarionosbastidores.com.br/2026/01/hipotese-em-que-a-tributacao-dos-lucros-distribuidos-e-dividendos-acima-de-50-00000-nao-sofre-incidencia-na-fonte/

Publicidade

5 mais lidas do mês

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.