Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

STF pauta a exclusão dos créditos presumidos de ICMS da base do PIS e da Cofins

STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a julgar em 25 de fevereiro de 2026, o Tema 843 da Repercussão Geral (RE 835818), que trata sobre a possibilidade de exclusão da base de cálculo do PIS e da COFINS dos valores correspondentes a créditos presumidos de ICMS decorrentes de incentivos fiscais concedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal.

O Recurso extraordinário discute se à luz dos arts. 150, § 6º, e 195, I, b, da Constituição Federal, há possibilidade de excluir da base de cálculo da Contribuição ao PIS e da COFINS os valores referentes a créditos presumidos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS concedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal, visto que não teria natureza de receita.

O Ministro Relator  do STF, Marco Aurélio, hoje aposentado, apresentou seu voto, propondo a fixação da seguinte tese: “Surge incompatível, com a Constituição Federal, a inclusão, na base de cálculo da Cofins e da contribuição ao PIS, de créditos presumidos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS”.

Acompanharam o Ministro Marco Aurélio, os Ministros do STF: Edson Fachin, Carmen Lúcia, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Roberto Barroso, formando maioria. Desses ministros, quatro já estão aposentados e não podem ter seus votos alterados. Podem ainda alterar os votos a Ministro Edson Fachin e Carmen Lúcia. Se mantiverem, o contribuinte vencerá.

Os demais ministros do STF divergiram do relator, a saber:  Ministro Alexandre de Moraes, Ministro Gilmar Mendes, Nunes Marques e Luiz Fux.

Importante notar, que mesmo que o contribuinte tenha êxito neste processo, provavelmente haverá a modulação dos efeitos da decisão pelo STF, limitando sua eficácia da decisão.

Siga as nossas redes sociais: https://www.instagram.com/tributarionosbastidores/

Leia também: https://tributarionosbastidores.com.br/2024/02/contribuintes-que-pagaram-multas-federais-acima-de-100-devem-pedir-a-restituicao/

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.