Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

STF julgará nesta quinta o limite de multa relativa a obrigações acessórias

multa

Na próxima quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento sobre o limite para a aplicação de multa relativa a obrigações acessórias. Trata-se do RE 640.452, tema 487, com repercussão geral. O relator do Recurso Extraordinário é o Ministro Luís Roberto Barroso.

A questão envolve o caráter confiscatório de multas isoladas aplicadas pelo descumprimento de obrigações acessórias decorrentes de deveres instrumentais, especialmente quando não há um valor de tributo ou crédito diretamente vinculado à obrigação acessória.

No processo que será julgado, a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) discute uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO), que manteve a imposição de uma “multa isolada” por descumprimento de obrigação tributária acessória.

No caso que será analisado, o não-cumprimento da obrigação acessória acarretou a imposição da citada “multa isolada”, no valor de R$ 164.822.352,36, equivalente a 40% do valor da operação. Isso representa mais de duas vezes o ICMS devido e já pago.

Em vista disso, a empresa impetrou um mandado de segurança e reduziu a multa para 10%. Inconformada porque o valor ainda assim continuou muito alto, interpôs recurso ao TJ-RO, obtendo sua redução para 5% sobre o valor total da operação de compra de diesel para geração de energia elétrica, acrescida de juros de mora e correção monetária.

Ainda inconformada com a redução para 5%, a empresa apresentou Recurso Extraordinário.

A empresa recorrente alega que:

– a multa tem caráter confiscatório e foge da razoabilidade, infringindo os artigos 5º, incisos XXII e XXIV, e 150, inciso VI, da Constituição Federal (CF),

– a multa fere o acórdão do STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 442.

O julgamento já havia iniciado no Plenário Virtual, mas foi suspenso para ser julgado no Plenário presencial, por um destaque feito pelo ministro Cristiano Zanin.

O ministro Relator Roberto Barroso, no Plenário Virtual, tinha votado no sentido de declarar a inconstitucionalidade do trecho da lei estadual que previa a multa de 40%. Para ele, a multa isolada não pode ser superior a 20% do tributo devido.

De acordo com o Relator, a multa por descumprimento de uma obrigação acessória deve ser menor do que a multa por descumprimento de uma obrigação principal.

Por outro lado, o Ministro Dias Toffoli discordou do Relator, pois entende que o teto de 20% “é insuficiente para reprimir ou prevenir determinadas condutas ou, ainda, induzir certos contribuintes infratores a entrar em conformidade com a lei”. Para Toffoli, nas hipóteses em que há tributo ou crédito indevido o limite deve ser de 60% desses respectivos valores — com possibilidade de chegar a 100% caso existam circunstâncias agravantes.

Siga as nossas redes sociais: https://www.instagram.com/tributarionosbastidores/

Leia também: https://tributarionosbastidores.com.br/2024/10/stf-multa-qualificada-nao-pode-ultrapassar-100-do-debito-tributario/

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.