Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

STF modula efeitos da decisão que impede o parcelamento de precatórios

precatórios

precatórios precatórios

Muito embora tenha ocorrido no começo desse mês, pela sua importância, necessário comentar a decisão do STF sobre o pagamento de precatórios.

Em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucionais as modificações realizadas em 2021 no regime constitucional de precatórios pelas Emendas Constitucionais 113 e 114, dentre elas a que estabelecia um teto para o pagamento dessas despesas entre 2022 e 2026.

O julgamento foi realizado no âmbito da ADI 7064 e ADI 7047 ajuizadas pela CNI – Confederação Nacional de Indústria e o CFOAB – Conselho Federal da OAB.

No julgamento, Relator, ministro Luiz Fux, em seu voto consignou que nos dias atuais não se justifica a limitação dos direitos individuais das pessoas que tenham créditos a receber, tais como, precatórios.

Assim, ficou decidido que a União deve quitar sua dívida com precatórios acumulada no exercício de 2022. Foi também afastado o limite de gastos as despesas com precatórios, inclusive os expedidos entre 2023 e 2026.

Em maio deste ano, o STF modulou efeitos dessa decisão. Na modulação, o STF validou os parcelamentos de precatórios feitos até 25/11/10, com base na referida emenda.

De fato, em continuidade de julgamento, o Tribunal, por maioria, modulou os efeitos da decisão para que seja conferida eficácia “ex nunc” ao julgamento, mantendo os parcelamentos realizados até a concessão da medida cautelar nos autos, ou seja, desde 25.11.2010.

Siga as nossas redes sociais: https://www.instagram.com/tributarionosbastidores/

Leia também: https://tributarionosbastidores.com.br/2021/05/oab-ajuizou-duas-adins-contra-a-postergacao-de-pagamento-de-precatorios/

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.