Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

TIT anula lançamento por ter transcorrido o prazo de cinco anos para guarda de documentos

TIT

TIT TIT

TIT anula lançamento por ter transcorrido o prazo de cinco anos para guarda de documentos fiscais.

Na hipótese analisada pelo TIT (Processo nº 1000380-157503, ano 2010, AIIM 3.128.410-3) o contribuinte  foi autuado por prática de infração à legislação do ICMS, a saber ,  creditamento indevido do ICMS, decorrente da escrituração das notas fiscais.

No caso, o contribuinte não apresentou algumas das notas que deram origem ao crédito, não atendendo, às disposições previstas no item 2, do §4° do artigo 61 do RICMS/2000, que estabelece que é vedada a apropriação de crédito do imposto destacado em documento fiscal se  não for a primeira via ou Documento Fiscal Eletrônico – DFE.

Em defesa, o contribuinte alegou que os contribuintes têm o dever de manter em arquivo os comprovantes contábeis das operações pelo período de 5 (cinco) anos. No caso, entre a data, na qual a Autoridade Administrativa requisitou as primeiras vias das Notas Fiscais e a data das operações, ultrapassou-se o prazo de 5 (cinco) anos, ou seja, o contribuinte não tinha mais a obrigação de ter as referidas notas.

De fato, nos termos do artigo 202 do RICMS de 2000, os documentos fiscais, bem como faturas, duplicatas, guias, recibos e todos os demais documentos relacionados com o imposto, deverão ser conservados, no mínimo, pelo prazo de 5 (cinco) anos, e, quando relativos a operações ou prestações objeto de processo pendente, até sua decisão definitiva, ainda que esta seja proferida após aquele prazo (Lei 6.374/89, art. 67, § 5º).

Pois bem, o TIT ao analisar o recurso, constatou que a primeira notificação ao contribuinte para exibição das primeiras vias das notas fiscais ocorreu em data posterior ao término da obrigatoriedade de conservação das notas, o que levou ao cancelamento da exigência quanto a essas notas fiscais.

Siga as nossas redes sociais: https://www.instagram.com/tributarionosbastidores/

Leia também: https://tributarionosbastidores.com.br/2022/06/tit-muda-sumula-10-sobre-juros-e-passa-a-aplicar-a-selic/

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.