Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

Empresa inativa e empresa sem movimento – Diferenças

Tributário nos Bastidores

empresa inativa

A empresa inativa e a empresa sem movimento têm diferenças e não se confundem.

Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário. Esse conceito está inserido no artigo 2º da Instrução Normativa RFB nº 1.605/2015.

Segundo o parágrafo único do artigo 2º da Instrução Normativa RFB nº 1.605/2015, o pagamento, no ano-calendário a que se referir a declaração, de tributo relativo a anos-calendário anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigação acessória não descaracteriza a pessoa jurídica como inativa no ano-calendário.

Por outro lado, empresa sem movimento é aquela que durante o ano-calendário não realizou qualquer movimentação operacional, que gerou receita diretamente relacionada com a atividade fim da empresa,  tais como a venda de bens ou prestação de serviços ou demais atividades constantes do objeto social.

Contudo, diferente da empresa inativa, a empresa sem movimento pode realizar atividades não operacionais, que são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Normalmente tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis) e rendimentos de aplicação financeira.

Diferenças quanto as obrigações acessórias

A empresa inativa:

Deve entregar a DCTF de competência janeiro do ano-calendário, destacando na ficha “Dados Iniciais” como “PJ Inativa no mês da declaração”.

Não entrega ECF, ECD e EFD-Contribuições se continuar inativa durante todo o ano-calendário.

A empresa sem movimento:

Deve entregar a DCTF de competência janeiro, sem débitos a declarar, caso não possua.

Também deve entregar a ECF, ECD (se estiver obrigada) e EFD-Contribuições.

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.