Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

STF: Não incide ITCMD quando o falecido ou doador residir no exterior

Tributário nos Bastidores

Não incide ITCMD quando o falecido ou doador residir no exterior

Não incide ITCMD quando o falecido ou doador residir no exterior. Essa questão está sendo julgada pelo STF e já tem maioria favorável à não incidência (ADIs 6825 – Rio Grande do Sul, 6834 – Ceará e 6835 – Bahia). O julgamento ainda não findou, porque o Ministro Dias Toffoli pediu vista dos autos.

Trata-se do seguinte. A Constituição Federal estabelece no III, do § 1º do seu artigo 155 que o ITCMD terá competência para sua instituição regulada por lei complementar: a) se o doador tiver domicílio ou residência no exterior; e b) se o de cujus possuía bens, era residente ou domiciliado ou teve o seu inventário processado no exterior.

Ocorre que, até hoje não foi editada lei complementar tratando do tema. Em vista disso, pela falta da referida lei e com base no princípio da legalidade tributária, não é devido o ITCMD nas hipóteses mencionadas (doação por residente no exterior e falecido residente no exterior que deixou bens, inclusive imóveis).

O Ministro Edson Fachin, relator das ADIs destacou que não há regulamentação nacional acerca da competência para cobrança de ITCMD quando o doador tiver domicílio ou residência no exterior ou quando o de cujus possuía bens, era residente ou domiciliado ou teve o seu inventário processado no exterior. E concluiu que em vista disso, “os Estados não estão autorizados a instituir cobrança de ITCMD nas hipóteses previstas no art. 155, III, da CRFB, sem prévia regulamentação por lei complementar federal.”

O Ministro relator também propôs que sejam modulados os efeitos da declaração de inconstitucionalidade a partir da data da publicação da ata do julgamento.

Destaco que muito embora as ADIs que estão sendo julgadas são relativas à legislação do Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia, o Estado de São Paulo, tem norma idêntica que com certeza, também será afastada pelos Tribunais.

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.