Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

Novas teses tributárias ganham força

novas teses tributárias ganham força

 

novas teses tributárias ganham força

Com o julgamento do STF no Recurso Extraordinário nº 574.706/PR, que trata da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições ao PIS e à Cofins e com o reconhecimento do governo, por meio do Secretário da Receita Federal, de que a incidência de tributo sobre tributo significa tributação não transparente e eleva de forma indiretamente a carga tributária, novas teses têm ganhado força.

Tanto é assim, que na proposta da criação da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), apresentada pelo governo, que pretende unificar o PIS e Cofins, está bem claro que nenhum tributo integrará a base de cálculo da base da CBS.

Em verdade grande parte dos tributos brasileiros incidem sobre outros tributos, mascarando indevidamente a carga tributária e ferindo a regra matriz de incidência e base de cálculo dos tributos.

Assim, além das teses mais discutidas como a exclusão do PIS e Cofins sobre sua própria base, a exclusão do ICMS, PIS e Cofins da base do IRPJ e CSLL das empresas optam pelo lucro presumido, exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins, exclusão do ICMS, ISS, PIS e Cofins da base de cálculo da CPRB, exclusão do ICMS/ST da base de cálculo do PIS e da Cofins, ganham força duas outras teses, quais sejam:

Exclusão do ICMS, ICMS/ST, PIS e Cofins, da base do IPI.

Exclusão do PIS e Cofins da base do ICMS.

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.