Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

TRF3 anula decisão do CARF – Nome do recorrente grafado incorretamente na pauta

decisao-judicial

O Regimento do CARF (anterior e o atual), estabelece que a pauta da reunião indicará o dia, hora e local de cada sessão de julgamento e para cada processo: a) o nome do relator; b) o número do processo; e c) os nomes do interessado, do recorrente e do recorrido. Estabelece ainda, que a pauta será publicada no Diário Oficial da União e divulgada no sítio do CARF na Internet, com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência.

Pois bem, um processo do CARF foi pautado e o nome do autuado recorrente foi grafado com incorreção. O tribunal administrativo, no julgamento por sua vez, negou provimento ao recurso.

Em vista disso, o autuado ajuizou ação pleiteando a nulidade do julgamento do CARF, pois não foi regularmente intimado da pauta de julgamento, visto que seu nome foi publicado de forma incorreta na pauta.

O TRF3 anulou a decisão do CARF por violação aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório , destacando que a  “Administração Pública rege-se pelo princípio da eficiência, positivado em nosso ordenamento jurídico pela EC nº 19/98, que pressupõe a excelência na prestação do serviço público por parte do administrador e seus agentes, dos quais se deve esperar o melhor desempenho possível nas funções a eles atribuídas e, ainda, os melhores resultados possíveis na execução das tarefas” (Terceira Turma,  APELREEX -2054234 – 0012189-67.2013.4.03.6100, Rel. Desembargador Federal Antonio Cedenho, julgado em 05/07/2017, e-DJF3 Judicial 1 DATA:12/07/2017 )

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.