Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

ICMS e incidência na industrialização sob encomenda e na transferência entre estabelecimentos – Judiciário de SP

aa9-001

Existem duas questões relativas ao ICMS que causam muita discussão: (i) a incidência do ICMS ou do ISS na industrialização sob encomenda e (ii) a incidência ou não do ICMS na mera transferência entre estabelecimentos do mesmo titular.

Neste blog, os assuntos foram abordados algumas vezes e despertaram muito interesse (*). Em vista disso, disponibilizo duas decisões recentes favoráveis ao contribuinte.

No Agravo de Instrumento nº 2207747-95.2014.8.26.0000, conduzido pelo nosso escritório, já havia sido concedida liminar para suspender a exigência do ISS nas operações de industrialização sob encomenda.  Agora o agravo foi julgado pela 18ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça que enfrentou detalhadamente o cerne da questão e, em belíssimo voto decidiu que “seria temerário a agravante se sujeitar ao recolhimento do ISS” ao invés do ICMS na industrialização sob encomenda. Eis a ementa do julgado:

“AGRAVO DE INSTRUMENTO. Ação ordinária anulatória de lançamento fiscal. Tutela antecipada. Agravante explora o ramo de galvanoplastia, tratamento superficial,zincagem e fosfatização, atividades que estão sujeitas à incidência do ICMS e não ao ISS. Matéria já foi submetida ao S.T.F. que concedeu liminar na ADIN nº 4389. Deram provimento ao recurso. (TJ SP Agravo de Instrumento nº 2207747-95.2014.8.26.0000, 18ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, Publicado em 30/04/205, conduzido pelo nosso escritório).

Por outro lado, em uma ação ordinária na qual foi pleiteada a tutela antecipada para suspender os efeitos de protesto indevido decorrente da exigência de ICMS em razão de transferência de produtos da filial à matriz, o juiz concedeu a liminar para afastar o protesto. Transcrevo parte da liminar concedida:

“Observo que, na hipótese vertente, está presente o requisito do periculum in mora, uma vez que o protesto apontado a fl. 81 afigura-se apto a acarretar, prontamente, restrições creditícias em prejuízo da demandante. Além disso, à vista dos documentos que acompanham a petição inicial não é descabido concluir serem verossímeis as suas alegações.

Assim, presentes os requisitos do artigo 273 do Código de Processo Civil, ANTECIPO OS EFEITOS DA TUTELA para determinar a suspensão dos efeitos do protesto do título mencionado na inicial, independentemente do oferecimento de caução.

Registro, ainda, que a sustação pretendida não produzirá prejuízo à ré, diante da reversibilidade da medida”. (Processo nº 0000466-52.2015.8.26.0233 da Vara Única – Foro Distrital de Ibaté, processo conduzido pelo Advogado Augusto Fauvel de Moraes).

(*)

Não incide ICMS na transferência interestadual de mercadorias da mesma  empresa, mesmo após a LC 87/96

STF – Não há incidência de ICMS na transferência interestadual de mercadoria, mesmo que ocorra transformação

“Critérios para identificar a incidência do ISS ou do ICMS nas operações de industrialização sob encomenda. Entendimento do STF e do STJ

TJSP concede liminar para suspender a exigibilidade do ISS em operações de industrialização por encomenda

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.