Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

STF pautou o julgamento da exclusão do ISS da base do PIS e da Cofins

STF pautou o julgamento da exclusão do ISS da base do PIS e da Cofins

 

STF pautou o julgamento da exclusão do ISS da base do PIS e da Cofins

Uma tese importantíssima foi pautada para julgamento no próximo dia 14.08, trata-se do tema 118, que trata da inconstitucionalidade da inclusão do ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS.

O Recurso extraordinário cujo relator é o Ministro Celso de Mello, discute, se à luz dos artigos 1º; 18; 60, § 4º; 145, § 1º; 146-A; 151; 170, IV; 195, I, b, da Constituição Federal, é constitucional, ou não, da inclusão do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS (RE 592616).

Acreditamos que a tese será vencedora para os contribuintes, pois provavelmente os Ministros, tenderão a aplicar o mesmo entendimento firmado na tese da exclusão do ICMS na base do PIS e da Cofins.

Destaco contudo, que os tribunais regionais tem entendimento divergente quanto à tese.

No TRF1  a tendência dos julgamentos sobre a tese, tem disso no sentido de entender que o ISS, tem como fato gerador a prestação de serviços constante da lista anexa à Lei Complementar 116/2003 e, assim como o ICMS, está embutido no preço dos serviços praticados, o que autoriza a aplicação do mesmo raciocínio adotado para a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS para fundamentar a exclusão do ISS das bases de cálculos das mencionadas exações.

O TRF2 tem entendido, em sua maioria, que o ISSQN não integra a base de cálculo do PIS e da Cofins, uma vez que tal exação não se subsume ao conceito de faturamento.

No TRF3 a Segunda Seção está aplicando o paradigma, RE nº 574.706-PR, que tratou da exclusão do ICMS da base do PIS e da Cofins, para a exclusão do ISS dessas contribuições.

Por outro lado, no TRF4, a questão não é unânime. Há julgados que destacam que não há jurisprudência da Suprema Corte quanto à inclusão do ISS na base de cálculo da COFINS e da contribuição ao PIS. Afirmam que diversamente do ICMS, o ISS é um tributo cumulativo. Afirmam que ao decidir o Tema nº 69, o STF conferiu acentuada relevância ao caráter não cumulativo do ICMS para declarar a impossibilidade de o valor correspondente a este imposto integrar a base de cálculo do PIS e da COFINS. Assim, mantém o ISS na base do PIS e Cofins.

Quanto ao TRF5 a jurisprudência oscila. Alguns julgados afirmam que o Plenário do  STF, nos autos do RE nº 574.706-PR, entendeu ser devida a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, sob o fundamento de que, por não se incorporar ao patrimônio do contribuinte, o valor arrecadado a título de ICMS não pode integrar a base de cálculo dessas contribuições que se destinam ao financiamento da seguridade social. Da mesma forma, o ISS não integra a receita bruta da empresa, constituindo valor a ser repassado ao município. Ou seja, havendo a mesma razão de direito, deve ser aplicado ao ISS a orientação emanada pelo STF em relação ao ICMS. Precedentes desta Corte Regional.

Mas há ainda decisões que afirmam que o Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do recurso especial nº 1.330.737/SP, em sede de recurso repetitivo, deliberou no sentido da legalidade da inclusão do imposto sobre serviços de qualquer natureza na base de cálculo das contribuições para o PIS e COFINS. Em vista disso aplicam a orientação do Superior Tribunal de Justiça, fixada no recurso especial nº 1.330.737/SP, em face do que preceitua o artigo 927 do CPC/2015, o qual determina que Juízes e Tribunais observarão os acórdãos proferidos em incidente de assunção de competência ou de resolução de demandas repetitivas e em julgamento de recursos extraordinários e especiais repetitivos.

 

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.