Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

Nova liminar condiciona a suspensão do prazo de pagamento de tributos federais à manutenção do emprego

suspensão do pagamento de tributos federais

suspensão do pagamento de tributos federais

Ontem publiquei que um juiz de Brasília suspendeu por 3 meses o pagamento IRPJ, CSLL, PIS/COFINS, para garantir emprego. Na mesma linha de raciocínio, foi concedida outra liminar, agora no Estado de São Paulo, no mandado de segurança nº 5000689-48.2020.4.03.6107, pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Araçatuba.

Segundo a sentença, “o momento porque passa a vida e a economia brasileiras é sem par, e a demanda proposta refoge (e como!) do campo meramente tributário, invadindo a seara dos Direitos Público e Constitucional, fazendo nascer questões que transitam tanto pelo princípio da dignidade da pessoa humana como pelos fundamentos e objetivos da República”.

O Juiz disse que esse período é mais grave desde a Segunda Grande Guerra.  Destacou ainda que o  contribuinte tem preocupação fundada e que os poderes as lacunas deixadas pelos Poderes Legislativo e Executivo no sentido de minimizar a situação caótica configura abusividade.

Afirmou que, “o Supremo Tribunal Federal, na ACO 3.363, suspendeu, por 180 dias, o pagamento da dívida do Estado de São Paulo para com a União, e a imprensa já alardeou que o próprio Governo Federal pensa em estender a benesse para os demais Estados da Federação”.

Alegou ainda, que o Estado é responsável pelo bem estar de seus cidadãos, pela manutenção do emprego e pela sobrevivência das empresas.

Em vista disso, concedeu a liminar para garantir a suspensão do prazo para recolhimento de tributos federais e apresentação das declaração correlatas, por 3 (três) meses contados a partir de cada vencimento, sem incidência de quaisquer encargos, nem atualização monetária, desde que pagos dentro do prazo ora estipulado, como forma de contribuir para a manutenção de cerca de 1.500 postos de trabalhos,

Para a liminar continuar a valer, o contribuinte deve apresentar até o dia 10 (dez) de cada mês, informação quanto ao número de empregados demitidos sem justa causa no mês anterior.

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.