Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

CARF define procedimento de cancelamento de Dcomp em sede de repetitivo

carf DCOMP cancelamento tributário

 

carf DCOMP cancelamento tributário

Quando uma pessoa jurídica faz uma compensação administrativa por Dcomp que é homologada no âmbito da Receita Federal, e depois verifica que houve erro e faz retificações em suas apurações, DIPJ e DCTF, para que ocorra a desconstituição do crédito tributário, faz-se necessário o cancelamento da Dcomp por parte da pessoa jurídica, ou caso isso não seja possível, o cancelamento deve ser feito pela da Delegacia da Receita Federal por meio de pedido de revisão de ofício.

A simples retificação das apurações e declarações do contribuinte, não são suficientes para desconstituir a compensação administrativa.

E isso é assim, por força do §6º do artigo 74 da Lei 9.430/96 que estabelece que a declaração de compensação constitui confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência dos débitos indevidamente compensados.

Em vista disso, a empresa que não procede o cancelamento da Dcomp  de forma correta, não pode reutilizar o crédito para compensar outro tributo.

Ocorre que muitos contribuintes não cancelam a Dcomp da forma acima mencionada e utilizam o crédito para pagamento de outro débito tributário. O Carf decidiu em dezembro de 2019 em sede de recurso repetitivo, que não se pode, no contencioso referente a Dcomp nova, cancelar a homologação de uma outra compensação para restabelecer o correspondente crédito.

Segue a referência de acórdãos idênticos nesse sentido:

“ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA (IRPJ) Ano-calendário: 2011 COMPENSAÇÃO JÁ HOMOLOGADA. CANCELAMENTO. É incabível desconstituir uma compensação já homologada para aproveitar o seu crédito na compensação informada no PER/DCOMP do presente processo. Não se pode, neste contencioso, cancelar a homologação de uma outra compensação para restabelecer o correspondente crédito” (Processo nº 10783.915399/2016-94,  Acórdão nº 1302-004.220 – 1ª Seção de Julgamento / 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária, Sessão de 12 de dezembro de 2019 e Processo nº 10783.915400/2016-81, Acórdão nº 1302-004.226, 1ª Seção de Julgamento / 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária Sessão de 12 de dezembro de 2019)

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também