Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

STF decide que protesto de CDA é possível, encerrando a questão

O Supremo Tribunal Federal decidiu no início desse mês, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI – 5135, ajuizada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, que o protesto de CDA é constitucional.

A ação tinha por objetivo a declaração de inconstitucionalidade da norma permite o protesto das certidões de dívida ativa da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e das respectivas autarquias e fundações públicas (parágrafo único do artigo 1º da Lei 9.492/1997, acrescentado pelo artigo 25 da Lei 12.767/2012).

Um dos principais argumentos da ação era o de que o protesto é uma forma de sanção política, além de caracterizar como desvio de finalidade. Mas o STF, por maioria, não acatou o argumento, destacando que o protesto é meio mais brando do que a execução fiscal que autoriza a constrição de bens e bloqueio de dinheiro dos devedores.

Em verdade, o protesto de CDA tem se mostrado um meio muito eficaz de cobrança. A Fazenda conseguiu recuperar valores significativos desde que iniciou a prática. Sem dúvida, trata-se  de uma grande vitória dos entes tributantes.

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.