Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

STJ decide sobre a não incidência de contribuição previdenciária sobre auxílio doença, aviso prévio e terço de férias

Em julgamento realizado no dia 26/02, o STJ decidiu que é ilegal a exigência de contribuição previdenciária sobre auxílio doença, aviso prévio indenizado e terço constitucional de férias (Resp nº 1.230.957 – RS  – 2011/0009683-6).

No caso analisado, as duas partes interpuseram recurso especial, a Fazenda Nacional e por Hidro Jet Equipamentos Hidráulicos Ltda. Os recursos tratavam  da incidência de contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de aviso prévio indenizado, terço constitucional de férias e auxílio-doença pago nos primeiros quinze dias, os salários maternidade e paternidade.

Pois bem, quando do julgamento os Ministros entenderam que a contribuição previdenciária não incide sobre o auxílio-doença, o aviso prévio indenizado e o terço constitucional de férias, no entanto, incide sobre os salários maternidade e paternidade.

Em razão do número grande de recursos que tratavam do mesmo assunto, o processo foi submetido ao julgamento da Primeira Seção na forma do art. 543-C do CPC.  Isto significa que a decisão proferida pelo STJ no caso, será aplicada a todos os recursos especiais que tratam do mesmo tema.

No julgamento, não foi tratada a questão da não incidência da contribuição previdenciária sobre as férias gozadas, que ainda espera uma decisão definitiva do STJ.

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.