Tributário nos Bastidores

Tributário nos Bastidores

A tributação da energia elétrica desestimula investimentos no país

ab5-001Em artigo publicado na Revista Consultor Jurídico em 02/01/2012, o Professor Sacha Calmon chamou a atenção para o fato de que a “energia, combustíveis e comunicação são barbaramente tributados e sem eles ninguém vive nem produz. O resultado é a carestia. Menores alíquotas reduziriam custos e preços com aumento de produção, de vendas, de emprego e de renda”. (http://www.conjur.com.br/2012-jan-02/energia-combustiveis-comunicacao-sao-barbaramente-tributados).

Muito se discute sobre o preço da Energia no Brasil e a razão disso é que o custo da energia elétrica no país é o dobro da média mundial, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de energia industrial mais cara do mundo. O preço alto se deve a grande carga tributária que incide sobre este insumo.

Segundo estudo realizado pela Acende Brasil, além dos tributos comuns a todos os segmentos, tais como, o IRPJ, a CSLL, o PIS, a COFINS, o ICMS, o setor elétrico recolhe diversos encargos, a saber: CCC, Cosip ou Cip, RGR, CDE, CFURH, UBP, ESS, TFSEE, ONS, CCEE, ECE, Proinfa, P&D (“Tributos e Encargos na Conta de Luz”, www.acendebrasil.com.br, seção “Estudos”).

Os setores mais atingidos são aqueles que têm atividades industriais eletrointensivas. Por exemplo, para a indústria de alumínio a energia elétrica corresponde a 40% do custo. As demais empresas eletrointensivas são as que atuam nas áreas de celulose, papel, cimento, ferroliga, química, siderúrgica, petroquímica.

As tarifas altas desestimularam novos investimentos do setor e levou ao fechamento de diversas unidades eletrointensivas no país. Foi amplamente noticiado pela imprensa no ano passado, que o custo de energia fez a Novelis fechar a fábrica na Bahia, o que demonstra que as altas tarifas já inibem o progresso econômico.

Publicidade

5 mais lidas do mês

Newsletter

Leia também

tributário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.